garanta a sua

certificação AVCB/CLCB

Quem precisa 
ter o AVCB/CLCB?

Todas as edificações e áreas de risco por ocasião da construção, da reforma ou ampliação, regularização e mudança de ocupação, necessitam de aprovação no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), com exceção das “Residências Unifamiliares” (local habitado por uma única família).

QuANDO FAZER?

o que é o avcb?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros certificando que, no ato da vistoria técnica, a edificação ou área de risco atende às exigências quanto às medidas de segurança contra incêndio, nos termos do Regulamento de Segurança Contra Incêndio.

importante

Medidas de segurança contra incêndio¹: conjunto de dispositivos, sistemas ou procedimentos a serem previstos nas edificações e áreas de risco, necessário para evitar o surgimento de um incêndio, limitar sua propagação, possibilitar sua extinção, bem como evitar o pânico e ainda propiciar a PROTEÇÃO À VIDA, ao meio ambiente e ao patrimônio.

O que é o CLCB?

O Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) é uma Licença do Corpo de Bombeiros para edificações enquadradas como sendo de baixo potencial de risco a vida e ao patrimônio, e que substitui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para todos os fins. 

importante

A vistoria ocorre por sistema de amostragem. Com isso, o documento pode ser emitido sem a visita do Corpo de Bombeiros, mas passível de fiscalização após a emissão 
do mesmo.

principais dúvidas

Qual a importância
do AVCB/CLCB?

A obtenção do AVCB é imprescindível à regularização de qualquer tipo de empresa com sede física e Residências Multifamiliares (condomínios horizontais e verticais), sendo o meio pelo qual o Corpo de Bombeiros atesta aos órgãos públicos estatais e municipais a segurança do estabelecimento, e permite assim, a circulação regular de pessoas e bens dentro das edificações.

 
Dentro de uma noção prática e universal, possuir o AVCB é elemento fundamental para a obtenção de outros tipos de documentos importantes como o Alvará de Funcionamento e o AVS.

Como eu faço o AVCB?

Para obtenção do AVCB/CLCB primeiramente devemos analisar qual o tipo de ocupação do imóvel e o seu grau de risco (carga de incêndio) para o processo ser dividido em Projeto Técnico Simplificado (PTS) ou Projeto Técnico (PT). 

qual a validade?

A validade do AVCB/CLCB permanente varia de 01 a 03 anos, a depender de fatores como o risco da atividade e número de pessoas circulantes nas edificações. Para o tipo de ocupação Residencial a validade é de 05 anos.

quanto custa?

O custo de um AVCB pode variar dependendo de uma série de fatores como: área construída, tipo de ocupação, complexidade do projeto, nível de risco, dentre outros.

sE INTERESSOU POR NOSSOS SERVIÇOS?